Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

domingo, 28 de junho de 2009

Algas:sim ou não?

Olá!

Neste artigo estarei falando um pouco sobre as "temidas" algas.
As algas não são um problema como muitos aquaristas pensam,se controladas elas são na verdade muito beneficas,tanto no ponto estetico como no biologico e quimico do aquario.
É impossivel montarmos um aquario sem ter no minio um tipo de alga,para todo aquarista á um tipo de alga que pega mais no seu "pé".
Há diversos fatores que podem ser a causa para as algas,dentre deles a filtragem deficiente,iluminação de mais e de forma errada,iluminação solar,substrato fertil etc...
Para todo caso já adianto que não devemos de maneira alguma recorrer a produtos quimicos para eliminar as algas,pois devemos "matar o mal pela raiz".A forma mais facil de controla-las é caprichar na TPA e estar sempre de olho no nitrato e fosfato.Ná maioria das vezes o seu problema com algas pode ser apenas ecesso de nutrientes.
Devemos sempre tomar cuidado com os fertilizantes que usamos em nossos aquarios,muitas vezes eles vem com um eceso de nitrato e fosfato,o que como já falei,é um dos maiores causadores de algas.
A quantidade de plantas é um fator que tambem influenciam no combate as algas,pois quanto mais plantas tiver menos nutrientes sobrará para as algas.Assim a planta competira com as algas,deixando menos alimentos para as algas consumirem e consequentimente menos algas teremos.
Para finalizar,as algas só iram dominar os nossos aquarios caso a gente deixar,por isso devemos sempre estar de olho no real motivo de sua existencia.

t+
robert paz werlang
Leia mais...

sábado, 20 de junho de 2009

Small world v2.0

Ola

Gostaria de mostrar a remontagem do meu antigo nano.
Hoje eu estava fazendo a TPA e deu vontade de mudar,por isso fiz um passo a passo da montagem dele.Como foi uma ideia meio que da hora tive que improvisar com as mesmas pedras e plantas da montagem anterior.

pedras posicionadas



colocando as plantas



Montagem finalizada





Olhem a bagunça hehehe

Depois de tanto trabalho,nada melhor que...



Espero que tenham gostado,estareu tirando fotos para mostrar a evolução das plantas.Assim que as moitas se adensarem posto mais fotos...

t+
Leia mais...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Introdução ao substrato para plantados

Olá a todos!

Direto me deparo com topicos em varios sites de aquarismo com duvidas quanto ao substrato para plantados,então tomei a oportunidade de recolher um pouco dos meus conhecimentos e tentar passar atraves deste meu post.

começando...
Devemos levar em conta,que o substrato é uma das partes mais importantes para o bom e pleno desenvolvimento das plantas,por isso temos que fazer uma escolha sensata na hora de escolher,pois para muda-lo futuramente sera uma trabalhera do caramba hehehe.
Na hora de escolhermos o substrato inerte (é basicamente o substrato que vai dar "sustentação",impedindo que o substrato fertil suba e entre em contato com a coluna da agua,podendo causar algas e outros inumeros problemas)devemos levar em conta a sua granulometria (entre 3-6mm),pois caso seja muito fino pode comprometer no crescimento das raizes.Já por outro lado,se for muito grande pode cauzar algum vazamento so substrato fertil do aquario.
Tambem devemos evitar substarto que interferem com a quimica do aquario,mudando o ph ou sais minerais.
Existem inumeros substratos desponiveis no mercado,eles tem a vantagem de já virem pronto,mas para compensar o preço é bem salgado.Mas para você que não quer gastar muito na montagem do substrato,existe opçoes caseiras que saem muito mais em conta!
Estarei falando um pouco sobre os mais usados agora:
industriais:
Mbreda
Vantagens: Capacidade CTC, rico em elementos para as plantas, liberação controlada de nutrientes "libera e armazena", granulometria exata para enraizamento, poroso facilitante na formação de bactérias benéficas ao sistema de filtragem biológica, fácil para plantio das mudas, estético em sua coloração com as plantas, aceita mudança de layout das plantas sem "prejudicar" o sitema, pois o substrato aceita o contato direto com a coluna de água, ótimo na qualidade da água beneficiando a qualidade de vida dos peixes.Alem de ser um substrato nacional!
Desvantagens:Não vejo nenhuma.O preço dele sinceramente vale a sua qualidade!

Eco-complete:

Um exelente substrato (assim com o Mbreda),contem todos os nutrientes que a planta necessita,granulometria ideal para as plantas,ajuda na fixação das bacterias.
Também não vejo nenhuma desvantagem neste substarto,ele e bem completo mesmo.


ADA Aquasoil:
Supostamente o melhor substrato plantada dinheiro pode comprar, Aquasoil é pesquisado e fabricado pela empresa japonesa de Takashi Amano, ADA. Existem diversas variedades, com base em biótopos de todo o mundo.Estes vão desde a Amazônia Malaya e Africana, todas com diferentes cores e propriedades de forma a simular o biótopo para o qual são nomeados. Composta de grãos redondos, o substrato mantém as lacunas que permitem a circulação da água para prevenir a partir de raízes sufocante, mas agora eles vendem também uma versão em pó para fazer o nível superior do substrato mais atraente.É projetada para diminuir o pH ea dureza geral (GH) da água (este efeito não deve ser confundido com o abaixamento do pH associada com adição de CO2, basta baixar o pH utilizando Aquasoil não é qualquer adição de CO2!). Most plants grow better at a lower pH of about 5.5-6.5. A maioria das plantas crescem melhor em um pH menor de cerca de 5,5-6,5.Se isso não bastasse, Aquasoil também funciona como um filtro passivo, capturando partículas flutuantes.Ninguém sabe exatamente o que é feito de, mas ele mantém a sua forma de longo prazo e fornece nutrientes para a raiz alimentadores.Saiba que esse substrato é o melhor q o dibheiro pode comprar
substratos caseiros:
Areia inerte
Na minha opiniao ela é uma das mais utilizadas.Possui um preço extremamente atrativo e consegue "segurar" bem a camada fertil.Para uma maior eficiencia em "prender" o substarto fertil devemos usar no min.6 cm de areia p/ a frente e cerca de 9cm na parte de traz do aquario.
O unico problema é que por ser muito compacto pode prejudicar as raizes das plantas,por isso tomem cuidado com a granulometria dela!


humus de minhoca fertil:
Sem duvida o mais utilizado entres os aquarista do mundo todo.
Vantagens:Preço atrativo,Rico em micro e macro elementos,alta Acessibilidade,Granulometria excelente,Ecologicamente correto.
Desvantagens:Não pode se exposto a coluna da agua,devemos trata-lo antes de colocar no aquario.(mais tarde falarei mais sobre o seu tratamento)

Laterita:
Isto não é realmente um substrato, mas mais de um aditivo ao substrato.É uma forma de argila que contém ferro e atua como uma esponja para armazenar nutrientes..

Espero que atravez deste artigo eu consiga trazer uma "luz" para muitos aquaristas.

robert paz werlang
Leia mais...

Wabi-kusa :O que é?Como fazer?

Ola

Venho tentar falar nesta postagem um pouco mais sobre o tão belo mais ainda pouco conhecido Wabi-kusa.

O Wabi-kusa é um produto feito pelo ADA (Aqua Design Amano).Ele é na verdade um bola de terra coberto por musgos e plantas aquaticas cultivadas de forma terrestre.Diferentemente do aquario plantado,no Wabi-kusa tentamos manter uma forma "selvagem", misturando varios tipos de plantas diferentes,tentando manter o mais natural o possivel.


O nome Wabi-Kusa é uma referência estética ao senso do Wabi-Sabi que se baseia na beleza do “caos” da Natureza. Kusa significa vegetação selvagem / plantas. Mesmo em seu livros mais antigos, Amano faz referência em encontrar a beleza em sua essência mais natural e esta beleza ele transformou em um produto. Apesar de todos sabermos que dificilmente alguma pessoa conseguirá excelentes resultados em campeonatos com esse tipo de layout, temos que concordar que ele tem um forte apelo natural com um novo ponto de vista da natureza.



Enquanto poderíamos incorporar troncos e pedras ao layout do Wabi-Kusa para transformar ele mais complexamente, a ADA prefere deixá-lo o mais simples possível, utilizando-se de algumas plantas de caule na parte de trás do layout juntamente com areia ou terra ou utilizando-se glossostigma como planta rasteira.
Enquanto tradicionalmente um layout com um único tipo de planta tem o grande risco de tornar-se monótono e antiquado, no Wabi-Kusa o conjunto do “caos organizado”, a mistura que ocorre com as plantas se unificando em um único grupo, quebra a monotonia muito agradavelmente. Um Wabi-Kusa bem montado capta com muito sucesso o espírito do Wabi-Sabi.
Talvez o que possamos mais considerar no Wabi-Kusa é o fato de aquaristas iniciantes ou até mesmo simples amantes da Natureza podem conseguir montar belos layouts, dos mais simples aos mais avançados, com simples plantas que podemos encontrar em qualquer boa loja que venda plantas para aquários. Mesmo parecendo difícil à primeira vista, com as plantas crescendo e se desenvolvendo bem, todos nós sabemos as frustrações de um layout que não tem um resultado final quando não é bem planejado. Mas com o Wabi-Kusa é um pouco diferente, pois não necessitamos de vários produtos high tech como cilindros de CO2, canisters e etc, pois a base do Wabi-Kusa é a simplicidade no seu geral, tanto na montagem do layout como no aquário onde ele vai ficar, portanto podemos contar com maiores chances de sucesso.


como montar o seu passo a passo?
Material necessario:
-Travessa,pote,aquario ou qualquer coisa que você tiver em mãos
-Plantas aquaticas já passadas para a forma emersa
-Terra vegetal
-areia
-humus de minhoca
-agua
-rochas e/ou troncos (opcional)

Vamos a montagem:
Em uma tigela misture a areia,terra vegetal e o humus logo em seguida acrescente um pouco de agua (apenas para moldar) nesta mistura.Mecha mais um pouco e molde bolas com esse substrato.

Agora que a sua bola de substrato já esta pronta,chegou a hora de colocar as plantas!
Coloque a planta que você mais desejar,fixe-as com a ajuda de uma linha de costura.

Agora pegue o pote e acrescente na sequencia de baixo para cima :
-humus de minhoca
-areia ou qualquer substrato usado em aquarios.
Depois de ter preparado o seu "pote" basta acomodar a "bola" de plantas nele e acrescentar agua.

Agora basta usar a sua criatividade e se você quiser pode acrescentar troncos,pedras etc...

Bibliografia:
-Escrito por Marcos Ricardo (http://aquafloripa.blogspot.com/)
-Sekai scaping
- http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/aquascaping/39018-wabi-kusa-full-photo-guide-lots.html
-Meu proprio conhecimento

robert paz werlang
Leia mais...

O 4° encontro de aquaristas de londrina e região vem ai



Dia 18 de Julho de 2009
Sábado

Parte da manhã - das 08:00 às 11:30

Local: Cantinho da Samambaia

*Confraternização
*Sorteio de plantas aquáticas

Endereço: Rua São Caetano do Sul, 161
Jardim Champagnant

Período da tarde:
Das 13:30hs às 18:00hs
- Palestras
- Resultado do 2º Concurso Paranaense de Aquapaisagismo - CPA 2009
- Sorteio de valiosos Brindes

Local: Supercreche (Centro Municipal de Ensino Infantil Valéria Veronese)
Endereço: Rua Benjamin Constant, 800
Centro

Sobre as Palestras:

Killifish: Ecologia, Reprodução e Histórico

Palestrante: Dalton Tavares Bressane Nielsen
- Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté - UNITAU e em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvarez Penteado - FAAP.
- Desde o início da década de 80 estuda as espécies da Família Rivulidae, já tendo descoberto mais de 15 novas espécies durante os últimos 25 anos. Ministrou várias palestras e cursos sobre o tema, tanto no Brasil como no exterior.
- É autor do livro Simpsonichthys e Nematolebias (alguns exemplares estarão disponíveis para venda no Encontro)

Palestra: Projetando um aquário plantado

Palestrante: Américo Guazzelli
- Campeão CBAP 2007
- Campeão CPA 2008
- Articulista e Revisor da Revista Aqualon
- Aquapaisagista há 4 anos
- Moderador do Fórumaquário
- Membro ativo da Aqualon - Aquarismo em Londrina
- Formado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina

Para quem é de fora da cidade, a reserva deve ser feita por e-mail:
aquasuzuki@gmail.com

robert paz werlang
Leia mais...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Planejando o seu nano plantado


Olá a todos!

Neste artigo estarei falando um pouco sobre essa nova "onda" que é os nano plantado.
Para começar devemos saber que o nano aquario possui 60l para baixo.
Porque o tamanho interesse neste tipo de aquario?
1° é o seu baixo custo.Para montar um nano não é preciso desenbolsar muito dinheiro,na sua grande maioria não ultrapassa os 300 reais.2° Muito rapido e pratico de fazer 3° Pelo fato de serem pequenos,não ocupam praticamente nenhum espaço,podendo ser colocado aonde bem querermos!
O nano aquario na minha opiniao quando bem planejados podem ser tão belos quanto um aquario de 100,300l.

Agora vamos a parti tecnica da coisa:
Qual a maior dificuldade em manter um nano?Quais plantas utilizar?Quais peixes utilizar?Quais equipamentos?Hardscaping?

A primeira coisa que devemos lembrar quando formos planejar o nosso nano plantado é o seu tamanho!
Por isso procure usar rochas menores,poucos tipos de planta,não misturar muitas expecies de peixes etc...

Devemos planejar muito bem antes de montar noso nano,pois como ele possui muito menos agua do que um aquario "normal",sua estabilidade tambem sera menor,podendo variar muito mais o ph,temperatura,amonia etc...Por isso temos que tomar cuidado com o que vamos colocar dentro dele.
Os equipamento são os mesmos de qualquer aquario:
-Termostato
-filtro
-CO2
-termometro
-iluminação
etc..
Hoje em dia conseguimos encontrar tudo para montarmos o nosso nano.

Irei postar aqui as plantas mais utilizadas para os nossos nanos aquarios;
carpete
-Glossostigma
-hemianthus callitrichoides "HC"
-eleocharis minima
moitas
-Hemianthus micranthemoides
-micranthemun umbrosum
-Rotala sp. "green"
-Rotala sp. "ceylon"
-Cabomba
-Elodea
-ludwigia vermelha
-rotala anã
plantas meio campo ou cobrir rochas
rochas:
-musgo de java
-riccia
-anubia nana
Meio campo:
-samambaia
-anubia
-eleocharis

Essas plantas são apenas sujestões minhas,é claro que você pode escolher as plantas que você quiser.

Os peixes varia muito da litragem do seu aquario,mais aqui vai uma pequena relação dos mais utilizados:
-Bettas
-Guppy
-Neon
-Rodostomo
-Neon verde
-Foguinho
-killies
-corydora
-rasboras

O sekai scaping fez uma matéria muito boa sobre os nanos peixes,compensa vocês darem uma passadinha lá http://sekaiscaping.blogspot.com/2008/12/os-nano-peixes.html

Um abraço a todos!
rober paz werlang
Leia mais...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rineloricaria aff.latirostris (cascudo peludo)



Nome Popular:Cascudo peludo ou cascudo cabeludo.
Nome Científico:Rineloricaria aff.latirostris.
Origem:America do sul.
tamanho:15 cm
temperatura: 25°C a 27°c..
Alimentação: Onivoro.Podendo comer algas e alimentação para peixes de fundo.
Litragem:150l
pH:7.0



Peixe bastante diferente,diria ate que bastante raro.Esse ainda é um peixe pouco conhecido ainda.
Um fato interessante que chama bastante a atenção para esse peixe é pelo fato dele possuir pelos eriçados pelo corpo.
Ele vive bem com outras especies de peixes,mas devemos respeitar a litragem para possuirmos mais de um da mesma especie.
Ele como na maioria dos cascudos adora ficar escondido em baixo de tocas,nas quais podem ser feitas de madeira,rochas e até mesmo compradas.
Como a maioria dos cascudos ele é um bom aliado ao combate as algas,mas também não podemos esquece-los no aquario e pensarmos que esta vivendo bem apenas com algas,devemos oferecer uma boa alimentação para peixes de fundo.

robert paz werlang
Leia mais...

Prepare-se!! cbap esta chegando!


As inscrições para o CBAP já estão abertas!
O periodo para se inscrever vai de 15/06/09 até 30/09/09
O Concurso é aberto para todos os brasileiros que desejam fazer parte da história do aqua-paisagismo nacional, a inscrição continua sendo gratuita e mesmo brasileiros residentes fora do Brasil poderão participar representando seu Estado de origem! Além disso, estrangeiros que quiserem participar como visitantes poderão inscrever seus aquários, apesar de não competirem pela premiação com os brasileiros!
A novidade deste ano fica por conta do mais novo juiz do CBAP, o alemão internacionalmente conhecido Oliver knoot, ele vem compartilhar com os juízes Alex ribeiro,Enrico Monteiro e Filipe oliveira(FAAO) a difícil, porém recompensadora, tarefa de julgar os aquários brasileiros!
Então prepare-ce pois este ano vai estar bem concorrido!
Para mais informaçoes acesse aqui http://www.aquaonline.com.br/cbap/

robertwerlang


Leia mais...

sábado, 6 de junho de 2009

Hidropsia será??





:



Ontem notei que meu betta estava estranho,a barriga dele estava começando a inchar e recusou comida.Ate ai tudo "bem",pensei que poderia ser apenas constipação.
Ontem notei que meu betta estava estranho,a barriga dele estava começando a inchar e recusou comida.Ate ai tudo "bem",pensei que poderia ser apenas constipação
Hoje quando acordei fui direto ver como ele estava,e para a minha surpresa notei algumas escamas um pouco erriçadas,não restou duvidas,é hidropsia!.Começei o tratamento com antiobiotico hoje mesmo.Vamos ver como que ele reage ao tratamento.Estarei tirando fotos todos os dias para ver como que ele esta reagindo.
Aqui ja vai umas fotos dele tirada hoje.

Mais informações aqui:
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=55962

robert paz werlang

Leia mais...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nano plantado "small world"





Bom,este nano foi montado dia 27/05/2009.
Montagem recente e ainda não esta pronta,mas como aconteceu alguns problemas tive que enviar essa mesma para o CPA.

Aqui vai o setup dele:
Aquario:14l brutos
pH:7.0
temperatura:28°C
CO2 caseiro
filtragem:atman hf 100
iluminação:21W fotoperiodo:6h por dia
Substrato (de baixo p/ cima): humus tratado,laterita concentrada,areia de filtro de piscina.
plantas:Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides, musgo de java, umbrosum,Hemianthus micranthemoides,rotala sp "ceylon".
Fauna:1 betta macho,1 corydora albina ,1 limpa vidro e varios caramujos (physas e red ramshorm)

Mais informaçoes e fotos aqui:
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=55852

robert paz werlang

Leia mais...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO