Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Introdução ao substrato para plantados

Olá a todos!

Direto me deparo com topicos em varios sites de aquarismo com duvidas quanto ao substrato para plantados,então tomei a oportunidade de recolher um pouco dos meus conhecimentos e tentar passar atraves deste meu post.

começando...
Devemos levar em conta,que o substrato é uma das partes mais importantes para o bom e pleno desenvolvimento das plantas,por isso temos que fazer uma escolha sensata na hora de escolher,pois para muda-lo futuramente sera uma trabalhera do caramba hehehe.
Na hora de escolhermos o substrato inerte (é basicamente o substrato que vai dar "sustentação",impedindo que o substrato fertil suba e entre em contato com a coluna da agua,podendo causar algas e outros inumeros problemas)devemos levar em conta a sua granulometria (entre 3-6mm),pois caso seja muito fino pode comprometer no crescimento das raizes.Já por outro lado,se for muito grande pode cauzar algum vazamento so substrato fertil do aquario.
Tambem devemos evitar substarto que interferem com a quimica do aquario,mudando o ph ou sais minerais.
Existem inumeros substratos desponiveis no mercado,eles tem a vantagem de já virem pronto,mas para compensar o preço é bem salgado.Mas para você que não quer gastar muito na montagem do substrato,existe opçoes caseiras que saem muito mais em conta!
Estarei falando um pouco sobre os mais usados agora:
industriais:
Mbreda
Vantagens: Capacidade CTC, rico em elementos para as plantas, liberação controlada de nutrientes "libera e armazena", granulometria exata para enraizamento, poroso facilitante na formação de bactérias benéficas ao sistema de filtragem biológica, fácil para plantio das mudas, estético em sua coloração com as plantas, aceita mudança de layout das plantas sem "prejudicar" o sitema, pois o substrato aceita o contato direto com a coluna de água, ótimo na qualidade da água beneficiando a qualidade de vida dos peixes.Alem de ser um substrato nacional!
Desvantagens:Não vejo nenhuma.O preço dele sinceramente vale a sua qualidade!

Eco-complete:

Um exelente substrato (assim com o Mbreda),contem todos os nutrientes que a planta necessita,granulometria ideal para as plantas,ajuda na fixação das bacterias.
Também não vejo nenhuma desvantagem neste substarto,ele e bem completo mesmo.


ADA Aquasoil:
Supostamente o melhor substrato plantada dinheiro pode comprar, Aquasoil é pesquisado e fabricado pela empresa japonesa de Takashi Amano, ADA. Existem diversas variedades, com base em biótopos de todo o mundo.Estes vão desde a Amazônia Malaya e Africana, todas com diferentes cores e propriedades de forma a simular o biótopo para o qual são nomeados. Composta de grãos redondos, o substrato mantém as lacunas que permitem a circulação da água para prevenir a partir de raízes sufocante, mas agora eles vendem também uma versão em pó para fazer o nível superior do substrato mais atraente.É projetada para diminuir o pH ea dureza geral (GH) da água (este efeito não deve ser confundido com o abaixamento do pH associada com adição de CO2, basta baixar o pH utilizando Aquasoil não é qualquer adição de CO2!). Most plants grow better at a lower pH of about 5.5-6.5. A maioria das plantas crescem melhor em um pH menor de cerca de 5,5-6,5.Se isso não bastasse, Aquasoil também funciona como um filtro passivo, capturando partículas flutuantes.Ninguém sabe exatamente o que é feito de, mas ele mantém a sua forma de longo prazo e fornece nutrientes para a raiz alimentadores.Saiba que esse substrato é o melhor q o dibheiro pode comprar
substratos caseiros:
Areia inerte
Na minha opiniao ela é uma das mais utilizadas.Possui um preço extremamente atrativo e consegue "segurar" bem a camada fertil.Para uma maior eficiencia em "prender" o substarto fertil devemos usar no min.6 cm de areia p/ a frente e cerca de 9cm na parte de traz do aquario.
O unico problema é que por ser muito compacto pode prejudicar as raizes das plantas,por isso tomem cuidado com a granulometria dela!


humus de minhoca fertil:
Sem duvida o mais utilizado entres os aquarista do mundo todo.
Vantagens:Preço atrativo,Rico em micro e macro elementos,alta Acessibilidade,Granulometria excelente,Ecologicamente correto.
Desvantagens:Não pode se exposto a coluna da agua,devemos trata-lo antes de colocar no aquario.(mais tarde falarei mais sobre o seu tratamento)

Laterita:
Isto não é realmente um substrato, mas mais de um aditivo ao substrato.É uma forma de argila que contém ferro e atua como uma esponja para armazenar nutrientes..

Espero que atravez deste artigo eu consiga trazer uma "luz" para muitos aquaristas.

robert paz werlang

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO