Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Wabi-kusa :O que é?Como fazer?

Ola

Venho tentar falar nesta postagem um pouco mais sobre o tão belo mais ainda pouco conhecido Wabi-kusa.

O Wabi-kusa é um produto feito pelo ADA (Aqua Design Amano).Ele é na verdade um bola de terra coberto por musgos e plantas aquaticas cultivadas de forma terrestre.Diferentemente do aquario plantado,no Wabi-kusa tentamos manter uma forma "selvagem", misturando varios tipos de plantas diferentes,tentando manter o mais natural o possivel.


O nome Wabi-Kusa é uma referência estética ao senso do Wabi-Sabi que se baseia na beleza do “caos” da Natureza. Kusa significa vegetação selvagem / plantas. Mesmo em seu livros mais antigos, Amano faz referência em encontrar a beleza em sua essência mais natural e esta beleza ele transformou em um produto. Apesar de todos sabermos que dificilmente alguma pessoa conseguirá excelentes resultados em campeonatos com esse tipo de layout, temos que concordar que ele tem um forte apelo natural com um novo ponto de vista da natureza.



Enquanto poderíamos incorporar troncos e pedras ao layout do Wabi-Kusa para transformar ele mais complexamente, a ADA prefere deixá-lo o mais simples possível, utilizando-se de algumas plantas de caule na parte de trás do layout juntamente com areia ou terra ou utilizando-se glossostigma como planta rasteira.
Enquanto tradicionalmente um layout com um único tipo de planta tem o grande risco de tornar-se monótono e antiquado, no Wabi-Kusa o conjunto do “caos organizado”, a mistura que ocorre com as plantas se unificando em um único grupo, quebra a monotonia muito agradavelmente. Um Wabi-Kusa bem montado capta com muito sucesso o espírito do Wabi-Sabi.
Talvez o que possamos mais considerar no Wabi-Kusa é o fato de aquaristas iniciantes ou até mesmo simples amantes da Natureza podem conseguir montar belos layouts, dos mais simples aos mais avançados, com simples plantas que podemos encontrar em qualquer boa loja que venda plantas para aquários. Mesmo parecendo difícil à primeira vista, com as plantas crescendo e se desenvolvendo bem, todos nós sabemos as frustrações de um layout que não tem um resultado final quando não é bem planejado. Mas com o Wabi-Kusa é um pouco diferente, pois não necessitamos de vários produtos high tech como cilindros de CO2, canisters e etc, pois a base do Wabi-Kusa é a simplicidade no seu geral, tanto na montagem do layout como no aquário onde ele vai ficar, portanto podemos contar com maiores chances de sucesso.


como montar o seu passo a passo?
Material necessario:
-Travessa,pote,aquario ou qualquer coisa que você tiver em mãos
-Plantas aquaticas já passadas para a forma emersa
-Terra vegetal
-areia
-humus de minhoca
-agua
-rochas e/ou troncos (opcional)

Vamos a montagem:
Em uma tigela misture a areia,terra vegetal e o humus logo em seguida acrescente um pouco de agua (apenas para moldar) nesta mistura.Mecha mais um pouco e molde bolas com esse substrato.

Agora que a sua bola de substrato já esta pronta,chegou a hora de colocar as plantas!
Coloque a planta que você mais desejar,fixe-as com a ajuda de uma linha de costura.

Agora pegue o pote e acrescente na sequencia de baixo para cima :
-humus de minhoca
-areia ou qualquer substrato usado em aquarios.
Depois de ter preparado o seu "pote" basta acomodar a "bola" de plantas nele e acrescentar agua.

Agora basta usar a sua criatividade e se você quiser pode acrescentar troncos,pedras etc...

Bibliografia:
-Escrito por Marcos Ricardo (http://aquafloripa.blogspot.com/)
-Sekai scaping
- http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/aquascaping/39018-wabi-kusa-full-photo-guide-lots.html
-Meu proprio conhecimento

robert paz werlang

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO