Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

sábado, 18 de julho de 2009

IV encontro de aquarismo em londrina - FOTOS do periodo da manha

PARTE DA MANHA
pessoal reunido,sorteio de plantas e para finalizar o periodo da manha alguns dos aquarios do rony

























Parte da manha





Leia mais...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Introdução a filtragem:Tipos de filtragem

Filtragem biologica:

A filtragem biologica na minha opinião é um dos mais importantes fatores para conseguirmos ter sucesso com nossos aquarios.

O que é:
Ela basicamente converte a amonia em compostos menos toxicos (nitrito e nitrato.A amonia pode ser gerado por diversas formas na natureza,mas nos nossos aquarios ele basicamente ocorre por acumulo de qualquer material organico(resto de ração,folhas,fezes etc...).
Ela basicamente é feita quando a agua passa por algum compartimento onde acha um lugar bem poroso para ele se fixar.E muito importante que o aquario tenha uma boa oxigenação para conseguir uma boa quantidade de bacterias.

Materiais usados para sua fixação:
-Ceramica
Sem duvida a mais utilizada ultimamente.Possui preço atrativo e comporta uma boa quantidade de bacterias,mas hoje em dia existe material biologicos com capacidade de comportar mais bacterias do que ele

-bio-balls
Tambem muito utilizado,assim como a ceramica ele possui preço atrativo e consegue comportar uma boa carga de bacterias.

-matrix
Possui um preço mais elevado,mas sem duvida vale o investimento.Ela consegue comportar uma maior carga de bacterias beneficas do que as ceramicas e as bio-balls.

-siporax
Possui um preço mais elevado,mas sem duvida vale o investimento.Ela consegue comportar uma maior carga de bacterias beneficas do que as ceramicas e as bio-balls.


Filtragem quimica:
Ela é basicamente a remoção de substancias a nivel moleculas.
O meio de filtragem quimica mais utilizado é feito a partir do carvao ativado.Infelizmente a maioria dos carvoes ativados vendidos em lojas de aquarismo soltam fosfato na agua,o que pode ocorrer um surto de algas.
Mas hoje em dia tambem existe outros meios de filtragem biologica mais segura que é o caso da PURIGEM.Ela consegue capturar uma quantidade de molecas muito maior que o carvao ativado,alem de que é reutilizavel,quando satura basta lavarmos que logo volta a sua forma original.

Filtragem mecanica:
Ela é basicamente a coação de particulas solidas do aquario.Ela captura particulas maiores (fezes,ração,folhas etc...).
O material filtrante mais utilizado é o perlon,sem duvida auxilia muito na filtragem mecanica:


Ondem das midias filtrantes:
As midias filtrantes devem ser colocadas na seguinte ordem:
1°Perlon:Assim ele captura as particulas maiores
2°Carvao ativado ou purigem:Assim ele capturas moleculas que o perlon não consegue capturar
3°Aneis de ceramica:A agua já chega limpa para as bacterias fazer o seu trabalho,assim ajuda a não chegar sujeira na ceramica.


Finalizando:
Sem duvidas os filtros são indispensaveis para ajudar na qualidade da agua,mas mesmo assim torna-se indispensavel que façamos TPAs frequentemente...

Robert paz werlang
Leia mais...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Introdução a filtragem: Tipos de filtros

A filtragem é um dos fatores mais importantes para termos sucesso em nossos aquarios.É atravez dela que várias coisas indesejáveis aos nossos aquarios "vão" embora,deixando uma qualidade de àgua muito melhor.
O ideal para se conseguir uma boa filtragem é que o filtro possua uma vazão de 5 a 10vzs o volume do aquario,podendo váriar pela quantidade de peixes que você possuir ou pelo peixe.


Tipos de filtros:
Filtro biologico de fundo:
Esse foi um filtro muito utilizado,mas que hoje já não é grande coisa.
Ele consiste em placas de plasticos que ficam por baixo do substrato,da qual saem torres que fixa-se uma bomba submersa no aerador.
Sua filtragem consiste em fixar bacteria nitrificantes no proprio substarto do aquario.
O maior problema deste filtro é que ele é uma "bomba relogio",pois toda a "sujeira" fica grudada no substrato,a qual em qualquer hora pode se converter em amonia ou em qualquer outro material toxico e indesejavel para nosso aquario.
Não recomendo que ninguem use este filtro...

Filtro externo traseiro "hang-on":
Diria que ele é um dos filtros mais utilizados ultimamente,pelo baixo custo e exelente filtragem que pode fazer.Ele possui espaço para os 3 tipos de filtragem (biologica,mecanica,quimica).Sem duvida esse é um exelente custo benecifio,ideal para aquarios de pequeno porte devido que não possui tanto espaço para materiais filtrantes.

Filtro canister:
Esse filtro consiste em um reservatorio ou "pote" aonde ficara todo o material filtrante dele,sendo divididas por prateleiras ou gavetas onde o fluxo de agua passará.
A grande vantagem deste filtro é que ele fica fora do aquario,não ocupando qualquer espaço,podendo ser deixado ate mesmo dentro do movel do aquario,alem de possuir um exelente espaço para acomodar todo tipo de material filtrante.

Filtro sump:
Ele consiste em um 2° aquario,no qual a agua do aquario principal passa por ele pelo efeito da gravidade ou sinfonagem,passando pelos materiais filtrantes e retorna para o aquario principal já tratada atraves de algum tipo de bomba.
O bom deste filtro é que o termostato,termometro pode ser deixado dentro dele,assim não tira a atenção de nossos peixes ou plantas.

Filtro de planta:
Ele consiste em utilizar plantas como "material" filtrante,tendo como objetivo retirar nitrogenio e fosforo.

Filtro interno:
Como o proprio nome já diz,ele é usado dentro do aquario.
Ele é basicamente uma caixa com todo o material filtrante dentro dela,na qual uma bomba faz a agua passar a agua por dentro desta caixa e retornar ao aquario já tratada.

Esses são basicamente os filtros mais utilizados,sendo que existes inumeros outros tipos de filtros...

Robert Paz Werlang
Leia mais...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O que é preciso saber para montar um aquario?


Ola

É muito gratificante termos um aquario bem plantado,com os peixes saudaveis,isso é praticamente uma terapia...
Mas o que é preciso para se dar bem neste hobby?

Recomendo que vocês começem com um aquario de no min. 80l pois ele é muito mais facil para estabilizar,podemos escolher uma boa quantidade de peixes,mas sempre mantendo o bom senso e não superpopular o aquario.

Os equipamentos:
FILTRO:Essa é uma das partes mais importantes para se ter sucesso com os aquarios.O filtro mais utilizado ultimamentes são os filtros externos,pois possuem os 3 tipos de filtragem necessarios para o desenvolvimento do aquario (quimica,biologica,mecanica).A vazão do filtro deve ser pelo menos 5 vezes a litragem do aquario.
EX:Para um aquario de 100l a filtragem minima devera ser de pelo menos 500 litros por hora.
Isso pode variar conforme a quantidade de peixes,e ainda de peixe para peixe,pois cada peixe necessita de certa quantidade de filtragem.Por isso antes de adquirirmos qualquer peixe devemos antes pesquisar sobre seus habitos,necessidades etc...

TERMOSTATO:O termostato garante que a agua do aquario fique fixa em certa temperatura.Os termostatos são programados para atingir certa temperatura,quando atingir a determinada temperatura ele "se desliga" sozinho e quando a temperatura começar a cair ele "se liga" sozinho.O termostato tambem é um dos elementos fundamentais para termos sempre peixes saudaveis,pois ele não deixa variar a temperatura,o que é de extrema importancia para os peixes.

ILUMINAÇÂO:Os nossos aquarios devem ter sua iluminação artificial propria.Não podemos deixar ele pegar luz solar,pois ela incentiva o aumento das algas.A quantidade de iluminação vai variar pelas plantas que ele possuir.

Termometro:Ele ajuda a gente a ficar sempre de olho na temperatura do aquario.

Teste de PH:O teste é muito importante para sabermos quais peixes poderemos colocar em nossos aquarios.O ph é medido de uma tabela de ate 0 a 14,sendo que ph abaixo de 7.0 é ph acido e acima de 7.0 é ph alcalino,sendo o ph 7.0 considerado um ph neutro.Cada peixe possui sua faixa de ph adequado,por isso devemos pesquisar antes de comprar os nossos peixes para sabermos se o aquario possui o ph ideal para criar tal peixe.

Cascalhos:Esse não deve possuir corante,pois mesmo que os vendedores falem que ele não solte tinta,aos poucos ele vai sontando tinta no aquario,o que pode prejudicar os nossos peixes.
Devemos escolher cascalho de fundo de rio,areia de filtro de piscina,bassalto...A granulometria deve ser algo em torno de 3 a 6mm,pois assim evita que detritos caiam entre o cascalho causando varias "coisas" indesejadas em nossos aquarios.

Sifão:Ele é usado para sugarmos a sujeira do fundo do aquario,assim limpando o aquario.Ele pode ser feito em casa ou comprado.

Alimentação:Devemos escolher uma alimentação de qualidade e expecifica para cada peixe que tivermos.As melhores marcas que podemos encontrar no mercado as SERA e TETRA.Procure se informar os habitos alimentares de cada peixe antes de compra-los.

Anti-cloro:Devemos sempre tirar o cloro da agua que colocaremos no aquario.Um desclorificante bom e barata é o aquasafe,uso e recomendo.



O que não fazer:
-Não devemos nunca escolher os peixes apenas pela sua cor ou tamanho,devemos sempre pesquisar antes quais as necessidades de cada peixe e antes de adiciona-los no aquario devemos saber se o aquario ira comporta-los.
-Devemos sempre manter o bom senso e nunca superpopular o aquario.
-Não devemos misturar peixes de PHs diferentes.
-Fazer TPAs semanalmente ou no maximo quinzenalmente
-Devemos ciclar o aquario antes de colocarmos qualquer peixe.Em outro poste estarei explicando o que é ciclagem...


Uma dica que dou a todos que estão começando é PESQUISE,pesquise e pesquise...
Qualquer duvidas entre em contato comigo no msn: robertwerlang@hotmail.com

robert paz werlang

t+
Leia mais...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tempo de vida de nossos peixes

Ola

Aqui vai uma tabelinha com o tempo de vida de alguns peixes mais comuns encontrados.
Ciprinideos (pequenos) 5-7 anos
barbo titéia / cereja
barbo rosa / conchônio
barbo sumatra / tigre
dânio gigante (malabaricus)
dânio leopardo
paulistinha / zebrinha (Brachidanio rerio)
taníctis
Peixes de fundo (catfish / pequenos) 5-8 anos
Banjo
Corydoras
peixe vidro (Kryptopterus)
Otocinclus

Peixes de fundo "couraçados" (grandes) 7-15 anos
cascudos ("plecos")
Banjo
Raphael


Anabantoides pequenos 4 anos
Colisas
Betta


Anabantoides maiores 8 anos
Tricogasters
Beijador


Peciliideos 3-5 anos
Guppies
Platis
Mollies
Espadas


Ciprinodontideos 1-3 anos
Killifishes


Caracoides (Tetras pequenos) 3-5 anos
TetraNeon
TetraCardinal
TetraGlowline
Mato grosso
tetra cego mexicano
Rodóstomo
Borboleta
etc

Caracoides (grandes) 5-10 anos
pacu
piranhas
cruzeiro do sul
anostomus
leporinus
etc

Botias 8-12 anos

Ciprinideos: "tubarões" e Labeos 4-10 anos
Bala Shark
Labeo negro
Labeo bicolor
Lebeo frenatus
etc

Ciclideos (Sulamericanos / grandes) 10-18 anos

nigrofasciatus
discos
boca de fogo
Jack Dempsey
oscar
severo
bandeira / escalar

Ciclideos (Sualmericanos, pequenos) 3-5 anos

ramirezi
apistograma
xadrezinho

Ciclideos (Africanos) 8-15 anos
Kenyii
Ps. Zebra
Frontosa

Ciprinideos grandes:
kinguios 10-50 anos
koi (carpas) 30-90 anos

Lembrando que essas sao expectativas de medias,que podem ser ultrapassadas tranquilamente hehehe
Basta cuidarmos muito bem de nossos peixes que com certeza eles viverao muito...

robert paz werlang

Bibliografia:
Aquahobby.com
Autor:Vladimir Simões
Leia mais...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estilos de plantados

Aqui postarei um pequeno texto sobre os estilos de plantados...


Aquario natural:O "pai" do estilo natural foi o takashi amano.Como o proprio nome ja diz,neste estilo tentamos manter os nossos plantados o mais natural o possivel.Nele colocamos varias plantas com diferentes tons de verdes,acrescentando rochas e troncos,para parecer que "nunca" foi tocado pelo homem.Geralmente usasse peixes de uma especie só,formando densos cardumes.


Aquario holandes:O foco deste estilo é as plantas.Geralmente neste tipo de aquario procuramos formas densos jardins subsmersos,variando em diferentes tipos de plantas e mesclando as cores.Geralmente neste estilo não acrescentasse pedras e tão pouco troncos.Nele tambem usamos poucos peixes,pois o foco deste aquario são as plantas.


Aquario "ilha":Neste tipo de aquario nós plantamos todas as plantas no centro do aquario,formando uma verdadeira ilha de plantas e acrescentando plantas (ou não) rasteiras nas laterais do aquario.Nele podemos acrescentar varios troncos e pedras no centro do aquario,proporcionando assim uma verdadeira ilha.


Finalizando:É claro que existem inumeros outros estilos de plantados,neste artigo tentei falar dos mais utilizados na minha opiniao.

Obrigado!
robert paz werlang
Leia mais...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO