Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O que é preciso saber para montar um aquario?


Ola

É muito gratificante termos um aquario bem plantado,com os peixes saudaveis,isso é praticamente uma terapia...
Mas o que é preciso para se dar bem neste hobby?

Recomendo que vocês começem com um aquario de no min. 80l pois ele é muito mais facil para estabilizar,podemos escolher uma boa quantidade de peixes,mas sempre mantendo o bom senso e não superpopular o aquario.

Os equipamentos:
FILTRO:Essa é uma das partes mais importantes para se ter sucesso com os aquarios.O filtro mais utilizado ultimamentes são os filtros externos,pois possuem os 3 tipos de filtragem necessarios para o desenvolvimento do aquario (quimica,biologica,mecanica).A vazão do filtro deve ser pelo menos 5 vezes a litragem do aquario.
EX:Para um aquario de 100l a filtragem minima devera ser de pelo menos 500 litros por hora.
Isso pode variar conforme a quantidade de peixes,e ainda de peixe para peixe,pois cada peixe necessita de certa quantidade de filtragem.Por isso antes de adquirirmos qualquer peixe devemos antes pesquisar sobre seus habitos,necessidades etc...

TERMOSTATO:O termostato garante que a agua do aquario fique fixa em certa temperatura.Os termostatos são programados para atingir certa temperatura,quando atingir a determinada temperatura ele "se desliga" sozinho e quando a temperatura começar a cair ele "se liga" sozinho.O termostato tambem é um dos elementos fundamentais para termos sempre peixes saudaveis,pois ele não deixa variar a temperatura,o que é de extrema importancia para os peixes.

ILUMINAÇÂO:Os nossos aquarios devem ter sua iluminação artificial propria.Não podemos deixar ele pegar luz solar,pois ela incentiva o aumento das algas.A quantidade de iluminação vai variar pelas plantas que ele possuir.

Termometro:Ele ajuda a gente a ficar sempre de olho na temperatura do aquario.

Teste de PH:O teste é muito importante para sabermos quais peixes poderemos colocar em nossos aquarios.O ph é medido de uma tabela de ate 0 a 14,sendo que ph abaixo de 7.0 é ph acido e acima de 7.0 é ph alcalino,sendo o ph 7.0 considerado um ph neutro.Cada peixe possui sua faixa de ph adequado,por isso devemos pesquisar antes de comprar os nossos peixes para sabermos se o aquario possui o ph ideal para criar tal peixe.

Cascalhos:Esse não deve possuir corante,pois mesmo que os vendedores falem que ele não solte tinta,aos poucos ele vai sontando tinta no aquario,o que pode prejudicar os nossos peixes.
Devemos escolher cascalho de fundo de rio,areia de filtro de piscina,bassalto...A granulometria deve ser algo em torno de 3 a 6mm,pois assim evita que detritos caiam entre o cascalho causando varias "coisas" indesejadas em nossos aquarios.

Sifão:Ele é usado para sugarmos a sujeira do fundo do aquario,assim limpando o aquario.Ele pode ser feito em casa ou comprado.

Alimentação:Devemos escolher uma alimentação de qualidade e expecifica para cada peixe que tivermos.As melhores marcas que podemos encontrar no mercado as SERA e TETRA.Procure se informar os habitos alimentares de cada peixe antes de compra-los.

Anti-cloro:Devemos sempre tirar o cloro da agua que colocaremos no aquario.Um desclorificante bom e barata é o aquasafe,uso e recomendo.



O que não fazer:
-Não devemos nunca escolher os peixes apenas pela sua cor ou tamanho,devemos sempre pesquisar antes quais as necessidades de cada peixe e antes de adiciona-los no aquario devemos saber se o aquario ira comporta-los.
-Devemos sempre manter o bom senso e nunca superpopular o aquario.
-Não devemos misturar peixes de PHs diferentes.
-Fazer TPAs semanalmente ou no maximo quinzenalmente
-Devemos ciclar o aquario antes de colocarmos qualquer peixe.Em outro poste estarei explicando o que é ciclagem...


Uma dica que dou a todos que estão começando é PESQUISE,pesquise e pesquise...
Qualquer duvidas entre em contato comigo no msn: robertwerlang@hotmail.com

robert paz werlang

t+

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO