Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Introdução a filtragem:Tipos de filtragem

Filtragem biologica:

A filtragem biologica na minha opinião é um dos mais importantes fatores para conseguirmos ter sucesso com nossos aquarios.

O que é:
Ela basicamente converte a amonia em compostos menos toxicos (nitrito e nitrato.A amonia pode ser gerado por diversas formas na natureza,mas nos nossos aquarios ele basicamente ocorre por acumulo de qualquer material organico(resto de ração,folhas,fezes etc...).
Ela basicamente é feita quando a agua passa por algum compartimento onde acha um lugar bem poroso para ele se fixar.E muito importante que o aquario tenha uma boa oxigenação para conseguir uma boa quantidade de bacterias.

Materiais usados para sua fixação:
-Ceramica
Sem duvida a mais utilizada ultimamente.Possui preço atrativo e comporta uma boa quantidade de bacterias,mas hoje em dia existe material biologicos com capacidade de comportar mais bacterias do que ele

-bio-balls
Tambem muito utilizado,assim como a ceramica ele possui preço atrativo e consegue comportar uma boa carga de bacterias.

-matrix
Possui um preço mais elevado,mas sem duvida vale o investimento.Ela consegue comportar uma maior carga de bacterias beneficas do que as ceramicas e as bio-balls.

-siporax
Possui um preço mais elevado,mas sem duvida vale o investimento.Ela consegue comportar uma maior carga de bacterias beneficas do que as ceramicas e as bio-balls.


Filtragem quimica:
Ela é basicamente a remoção de substancias a nivel moleculas.
O meio de filtragem quimica mais utilizado é feito a partir do carvao ativado.Infelizmente a maioria dos carvoes ativados vendidos em lojas de aquarismo soltam fosfato na agua,o que pode ocorrer um surto de algas.
Mas hoje em dia tambem existe outros meios de filtragem biologica mais segura que é o caso da PURIGEM.Ela consegue capturar uma quantidade de molecas muito maior que o carvao ativado,alem de que é reutilizavel,quando satura basta lavarmos que logo volta a sua forma original.

Filtragem mecanica:
Ela é basicamente a coação de particulas solidas do aquario.Ela captura particulas maiores (fezes,ração,folhas etc...).
O material filtrante mais utilizado é o perlon,sem duvida auxilia muito na filtragem mecanica:


Ondem das midias filtrantes:
As midias filtrantes devem ser colocadas na seguinte ordem:
1°Perlon:Assim ele captura as particulas maiores
2°Carvao ativado ou purigem:Assim ele capturas moleculas que o perlon não consegue capturar
3°Aneis de ceramica:A agua já chega limpa para as bacterias fazer o seu trabalho,assim ajuda a não chegar sujeira na ceramica.


Finalizando:
Sem duvidas os filtros são indispensaveis para ajudar na qualidade da agua,mas mesmo assim torna-se indispensavel que façamos TPAs frequentemente...

Robert paz werlang

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO