Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Introdução a filtragem: Tipos de filtros

A filtragem é um dos fatores mais importantes para termos sucesso em nossos aquarios.É atravez dela que várias coisas indesejáveis aos nossos aquarios "vão" embora,deixando uma qualidade de àgua muito melhor.
O ideal para se conseguir uma boa filtragem é que o filtro possua uma vazão de 5 a 10vzs o volume do aquario,podendo váriar pela quantidade de peixes que você possuir ou pelo peixe.


Tipos de filtros:
Filtro biologico de fundo:
Esse foi um filtro muito utilizado,mas que hoje já não é grande coisa.
Ele consiste em placas de plasticos que ficam por baixo do substrato,da qual saem torres que fixa-se uma bomba submersa no aerador.
Sua filtragem consiste em fixar bacteria nitrificantes no proprio substarto do aquario.
O maior problema deste filtro é que ele é uma "bomba relogio",pois toda a "sujeira" fica grudada no substrato,a qual em qualquer hora pode se converter em amonia ou em qualquer outro material toxico e indesejavel para nosso aquario.
Não recomendo que ninguem use este filtro...

Filtro externo traseiro "hang-on":
Diria que ele é um dos filtros mais utilizados ultimamente,pelo baixo custo e exelente filtragem que pode fazer.Ele possui espaço para os 3 tipos de filtragem (biologica,mecanica,quimica).Sem duvida esse é um exelente custo benecifio,ideal para aquarios de pequeno porte devido que não possui tanto espaço para materiais filtrantes.

Filtro canister:
Esse filtro consiste em um reservatorio ou "pote" aonde ficara todo o material filtrante dele,sendo divididas por prateleiras ou gavetas onde o fluxo de agua passará.
A grande vantagem deste filtro é que ele fica fora do aquario,não ocupando qualquer espaço,podendo ser deixado ate mesmo dentro do movel do aquario,alem de possuir um exelente espaço para acomodar todo tipo de material filtrante.

Filtro sump:
Ele consiste em um 2° aquario,no qual a agua do aquario principal passa por ele pelo efeito da gravidade ou sinfonagem,passando pelos materiais filtrantes e retorna para o aquario principal já tratada atraves de algum tipo de bomba.
O bom deste filtro é que o termostato,termometro pode ser deixado dentro dele,assim não tira a atenção de nossos peixes ou plantas.

Filtro de planta:
Ele consiste em utilizar plantas como "material" filtrante,tendo como objetivo retirar nitrogenio e fosforo.

Filtro interno:
Como o proprio nome já diz,ele é usado dentro do aquario.
Ele é basicamente uma caixa com todo o material filtrante dentro dela,na qual uma bomba faz a agua passar a agua por dentro desta caixa e retornar ao aquario já tratada.

Esses são basicamente os filtros mais utilizados,sendo que existes inumeros outros tipos de filtros...

Robert Paz Werlang

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO